• Moetá

Qual a relação da diversidade humana com a natureza?

A diversidade está totalmente presente na natureza. Assim como na floresta, a biodiversidade não é um benefício adicional, e sim um aspecto fundamental para a sobrevivência a longo prazo.



Está comprovado cientificamente, que uma floresta com tipos diferentes de plantas se recupera melhor após ser submetida a um aquecimento moderado.


Podemos associar a nossa necessidade de transformação atual das crenças, pensamentos e formas de lidar com a diversidade na nossa sociedade atual, com esse movimento natural de sobrevivência. Afinal, precisamos nos reinventar como sociedade, pois o modelo que temos utilizado de lidar com as diferenças entre pessoas e com a natureza, não está funcionando, não é mesmo?


Até mesmo a forma de lidar com a nossa própria natureza deve mudar constantemente para aprimorar essa relação ao longo do tempo.

Poderíamos comparar essa relação da diversidade florestal com a humana em um ambiente de trabalho, apontando a diversidade de ideias, comportamentos e soluções como algo que enriquece o cotidiano, e torna os resultados melhores, comprovadamente.


Diversidade cultural e social traz inspiração e criatividade, pois a prática da aceitação de outras culturas nos abre para novas possibilidades, novas ideias, estimula o caráter criativo e de inspiração.


Quando estamos olhando pro mesmo ponto, tendo tido as mesmas referências culturais, aprendido na escola a mesma História do Brasil ou do mundo, existe um empobrecimento das possibilidades de criar algo novo, seja soluções e resultados, ou novas ideias e visões do assunto em discussão. Na equipe, quando há diversidade, existem soluções criativas e inclusivas.


Somos seres naturais que nos transformamos de acordo com a cultura e o ambiente onde vivemos. Por exemplo: Dormir é uma necessidade natural e fisiológica, que temos como semelhança a muitos animais da floresta. Mas como dormir, aonde, quanto tempo, com quem dormir é uma prática cultural. Portanto não devemos entender que a forma como dormimos, é a forma normal, pois não existe jeito certo ou errado de fazê-lo.


Se alimentar é uma necessidade natural, mas o que comer, quando comer, quanto comer, onde comer e como preparar a comida é uma ação cultural.


Uma árvore não julga a outra por como ela cresce ou se reproduz, pelo contrário, se todas as árvores utilizassem da mesma estratégia de reprodução e crescimento, provavelmente não teriam prosperado como prosperaram até aqui.  Diferentes eventos climáticos e ameaças naturais e humanas acontecem constantemente no habitat delas, e por existirem estratégias diferentes (formatos das sementes, formas de espalhar, interação com os animais, etc), auxilia para que algumas delas transponham as barreiras climáticas.


Quando existe diversidade na natureza, não há desequilíbrio, ou seja, quando existe diversidade de animais e os devidos predadores naturais, existe equilíbrio, dificilmente existem surtos e pragas em condições ideias de biodiversidade, geralmente elas são trazidas pelos humanos.

O ar não faz distinção para quem ele sustenta. A água não prefere ninguém pra matar a sede. O sol não exclui ninguém do seu calor.

Apenas o seu humano atualmente está se excluindo e criando separatividade por estereótipos ou condições inatas. Somos seres naturais, tanto quanto qualquer outro ser da natureza, portanto temos todas as condições de existir em equilíbrio a partir na nossa busca dele.


Como você pode estimular o seu olhar a incluir mais diversidade no seu dia a dia? Pense nisso e coloque em prática pequenas ações.


Caso você queira levar este tema à sua empresa, fazemos palestras que abordam de forma leve e eficaz.


“Vivemos todos sob o mesmo céu, mas nem todos temos o mesmo horizonte” Konrad Adenauer

Por Natália Folco


#diversidade #natureza #sustentabilidade #corporativo #rh #desenvolvimentohumano #meioambiente

0 visualização
CONTATO
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 por Moetá Consultoria Ambiental LTDA. Todos os direitos reservados.