O que é um terrário e quais são os seus benefícios?

A prática de fazer terrários proporciona o benefício de estarmos conectados com a natureza mesmo em ambientes fechados. Ao fazer um terrário fechado, você aprende de forma prática sobre o equilíbrio biológico e botânico da natureza e como esses conceitos estão presentes no terrário fechado de forma linda e natural, quando está em equilíbrio. Para ter esse equilíbrio, existem alguns elementos muito importantes como o tipo de vidro, as espécies de plantas para terrário, a decoração certa, a drenagem, a iluminação ideal e a quantidade de água certa.


Mas afinal, o que é um terrário?

O terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ideais para um ambiente de reprodução de seres vivos, como exemplos do terrário de jabuti, terrário de cobras, entre outros. Neste caso, falaremos de terrário fechado, para o crescimento de plantas.


O terrário ou mini terrário é um ecossistema fechado e em equilíbrio. Esse equilíbrio faz com que a planta consiga sobreviver mesmo em um espaço fechado, pois simula as condições ideais de um espaço na natureza, como se fosse uma floresta. Os terrários fechados em equilíbrio não necessitam praticamente de manutenção nenhuma por anos e anos, por ser autossustentável.


E os terrários de cactos e terrários de suculentas?

Existem também os terrários abertos, que incluem o terrário de cactos e o terrário de suculentas, mas tecnicamente eles não são terrários, estão mais para arranjos, e possuem características de usarem espécies de plantas mais “desérticas”, ou seja, que precisam de menor quantidade de água, como o terrário de cacto e o terrário de suculentas. O que difere de um vaso comum é por não possuir os furos de drenagem e geralmente serem feitos em vasos de vidro.


Benefícios de plantar um terrário fechado


A prática de fazer mini terrários é uma excelente forma de relaxamento na rotina urbana, melhorando o bem-estar e obtendo muito prazer por meio do trabalho manual com plantas.

Além disso você terá um ciclo da natureza acontecendo bem à sua frente, é ótimo para realizar demonstrações em sala de aula, para crianças e gerar auto responsabilidade de pequenos cuidados com elas.








Espécies de plantas para Terrário


Falando do terrário fechado, as espécies de plantas para terrário são as que gostam de bastante umidade, como fitônias, coração magoado, véu de noiva, algumas samambaias pequenas, musgos que você pode recolher na sua rua ou em alguma próxima a você, entre muitas outras espécies que gostam de umidade.

Suportar a umidade é importante pois a planta ficará fechada, e o ciclo da água irá ocorrer a todo momento dentro do terrário, então ela estará em contato com a umidade direta. A quantidade de água pode variar com a espécie de planta para terrário escolhida.

Mas vale aqui uma dica valiosa, comece escolhendo uma planta para terrário e teste o seu primeiro terrário com apenas uma espécie, pois a chance de necessitarem de diferentes quantidades de água pode acontecer e você irá perder alguma das plantinhas.


Já as espécies de planta para terrário aberto, como comentado acima, estão mais relacionadas às suculentas variadas e aos cactos.

Uma coisa importante e que costuma ser um erro comum com relação às plantas para terrário aberto é misturar os cactos com as suculentas no mesmo terrário. Uma das duas acabam morrendo no médio prazo, pois biologicamente possuem necessidades de água diferentes. Escolha e comece com cactos ou suculentas.


Decoração para terrário


Use e abuse de sua imaginação, respeitando a premissa de sustentabilidade, quanto menos elementos, melhor. E a melhor decoração para terrário é aquela que você já possui em casa.

O terrário de vidro fica muito bonito, mesmo que com poucos elementos. O visual do terrário de vidro, com uma decoração mais natural e minimalista, deixando que as plantas sejam protagonistas são as nossas preferidas.

Quando falamos de decoração para terrário, pensamos em elementos mais inertes nos terrários fechados (como pedras e enfeites resistentes à água) e para terrário de cactos ou suculentas, pensamos mais em areia, pedriscos, galhos secos, podem ser pedras e cristais também e outros materiais inertes.


Plantar terrário exige alguns detalhes bastante importantes, mas quando se compreende esses detalhes, se torna muito simples e prático.

Com quase nenhuma manutenção, e com transformações constantes, você terá sempre um ecossistema em equilíbrio ao seu lado.


A importante mensagem que gostaríamos de deixar é que plantar Terrários é uma prática que pode te aproximar de uma conexão mais profunda com a natureza, e com você mesmo(a).


Você pode aprender mais sobre os ciclos da natureza ao observar o seu terrário se desenvolvendo. Pode ser uma experiência meditativa e também com finalidade de embelezar seus ambientes de casa ou trabalho, presentear pessoas queridas, ou mesmo vender.


Comece a aprender a fazer o seu terrário hoje mesmo, com o Curso On-line Terrários: da teoria à prática, em parceria com a Escola de Botânica.


Você vai aprender com profundidade a base de montar um terrário fechado e um terrário aberto, além de módulos voltados à sustentabilidade nos terrários, como vender o seu terrário, precificar e como meditar com seu terrário.


Esperamos você com a gente nessa jornada incrível de fazer terrários.

48 visualizações
CONTATO
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 por Moetá Consultoria Ambiental LTDA. Todos os direitos reservados.