pexels-cottonbro-5607956.jpg

Projeto Uma Muda Muda Vidas

O PROJETO

O Projeto Uma Muda Muda Vidas foi organizado pelo Instituto Terra do Amanhã e Instituto EnFrente em prol da Associação Atlética Papaléguas. Juntos, além de apoiar a causa do reflorestamento, metade do valor arrecadado foi revertido em doações para Associação Atlética Papaléguas, para compra de materiais, equipamentos, alimentação e cuidados para as crianças assistidas pela Associação.
 

O plantio foi realizado na área do Projeto Ressavanar, que está inserido na cidade de Carapicuíba na Grande São Paulo, em uma comunidade local  da Cohab e trata-se da primeira recuperação de cerrado nativo da cidade. 


Esse projeto é uma iniciativa pioneira e urgente, desenvolvida pelos grupos Anjos da Mata Atlântica e Selvagem Urbano. Além de atuar na regeneração de áreas devastadas pela ação humana e em prol da proteção da fauna regional.

Projeto

cidade universitária

Características ambientais

A "Savana Paulista" há muitas décadas vem perdendo sua vegetação nativa, restando hoje menos de 2% de sua cobertura original. Foi por isso que o Projeto Ressavanar foi desenvolvido, com o intuito de auxiliar na recuperação dessa área de tensão entre a Mata Atlântica e o Cerrado da região de Carapicuíba (SP). 

 

O projeto tem uma força muito grande de causar impactos ambientais positivos na região, sendo uma área de tensão entre a Mata Atlântica e outra fitofisionomias, sendo um ponto de refúgio e incremento da biodiversidade local, contribuindo para um maior equilíbrio da dinâmica micro e macroclimática, captura de carbono e contribuição na melhoria dos ciclos d’água na região.

Características sociais

A área do Projeto Ressavanar está inserida dentro de uma comunidade local na cidade de Carapicuíba e conta com uma força de engajamento e mobilização social por parte dos fundadores do projeto, sendo um local de ações socioeducativas sob os temas da sustentabilidade e natureza. 

 

Portanto, muito além dos impactos ambientais positivos que o projeto traz, uma ação inserida em uma comunidade é extremamente importante para trazer mais para perto esses temas em locais que estão mais carentes dessas informações e contribuir para uma melhor qualidade de vida local, já que ambientes naturais trazem benefícios mentais e físicos para as pessoas.

WhatsApp Image 2021-02-06 at 16.53.08.jp

O LEGADO

  • 100 mudas nativas de Mata Atlântica.

  • 33 m² de área plantada.

  • Habitat para a fauna local.

  • Melhora das condições do solo na área.

  • Apoio para o desenvolvimento florestal no entorno.

  • Auxílio ambiental na produção de água nas nascentes da região.

  • Conexão com a natureza com os voluntários participantes.

  • Captura de carbono  de forma rápida auxiliando na mitigação das mudanças climáticas.

  • Fomento econômico da região com uso de mão de obra local e insumos da região.

  • Educação ambiental realizado pelos idealizadores, com a crianças e adultos da região.

OS APOIADORES

Renata, Alexandre, Marianne, Daniel, Associação Papaléguas, Milena, Guilherme, Marisol, Rute, Mayra, Patrícia, Cristiano, Tamara, Luís, Camila, Flávio, Juliana, Rosângela, Flavia, Sandro, José, Guilherme, Karina, Otilia, Rodrigo, André e mais 11 Doadores Anônimos.
 

Agradecimentos especiais
Instituto Terra do Amanhã

Instituto EnFrente

Associação Atlética Papaléguas

Selvagem Urbano
 

02/2021

02/2021

02/2021

02/2021

Localização