Qual o melhor tipo de garrafa reutilizável? Veja a comparação de 5 tipos!

Qual o melhor tipo de garrafa de água reutilizável? Na hora de escolher como ser mais sustentável, pode gerar algumas dúvidas de material.
A primeira resposta para qual a melhor garrafa reutilizável é: Depende muito do seu tipo de uso e necessidades. 

Um dos principais pilares da Moetá é a sustentabilidade. E uma das formas de você ser mais sustentável é carregar a sua garrafa de água, para evitar o uso do copo descartável, e aumentar a sua ingestão de água. Mas sabemos que existem muitas opções, e algumas delas são: Garrafas de alumínio, plástico (exceto garrafas pet), aço inoxidável, silicone ou vidro. Mas quais são as melhores?

Para iniciar esta análise, vale ressaltar que as garrafas pet não estão entre as opções por serem pouco resistentes e liberarem componentes perigosos (como BPA e microplásticos) ao longo do tempo. 

As garrafas reutilizáveis de alumínio podem conter BPA em seu interior (depende da procedência) e podem amassar facilmente, mas é facilmente reciclada após sua vida útil. 

Garrafas plásticas, sem ser de garrafa pet, são boas opções com relação a preço, mas fique atento(a) a conter BPA ou não (mas aqui queremos reduzir o uso de plástico, portanto não são as melhores opções caso você tenha a intenção de comprar uma). 

As de aço inox tem um valor mais “salgado” mas são boas opções com relação a segurança de liberação de químicos e é bastante higiênica, mas esquentam facilmente caso você queira sua bebida mais fresca. 

As garrafas de vidro são uma das melhores opções por serem altamente resistentes, serem facilmente higienizadas, não liberam nenhum tipo de composto químico e serem de baixíssimo custo (podemos reutilizar garrafas de suco, água mineral que vendem em vidro e podem durar anos se você proteger minimamente em sua bolsa e evitar pesos sobre ela. O Gabriel daqui da @moeta tem uma há mais de 5 anos e garante a sua durabilidade ;) A desvantagem pode ser o peso maior do que outras opções.

Existe uma nova garrafa reutilizável de silicone “na moda” sustentável, que pode ser uma boa opção se for de Polipropileno e livre de BPA, por ser térmico e ser resistente, além de ser a melhor opção quando o assunto é ser compacta, algumas são dobráveis.

A partir dessas dicas e análises, o próximo passo é entender qual delas você já tem (essa é sempre a melhor opção), quais são as suas necessidades: peso, compactação, segurança, durabilidade, manutenção de temperatura ou preço.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas!

Moeta Ambiental