Florestas urbanas e a manutenção do clima

 
pexels-photo-168217.jpeg

Saiba como as florestas influenciam na dinâmica do clima das cidades e do Planeta.

Que as florestas são parte primordial na manutenção do equilíbrio do clima do planeta terra, isso não é nenhuma novidade. Mas você já parou para pensar nos diversos aspectos positivos para o clima de uma, ou poucas árvores no ambiente urbano?

No aspecto físico-químico, uma árvore sozinha já auxilia na captura de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, o principal gás agravante do efeito estufa na atualidade. Ao capturar o CO2 da atmosfera, a árvore fixa parte do carbono e devolve para atmosfera oxigênio na forma de O2. Para se ter uma ideia uma única árvore da mata atlântica captura em média 163 Kg de dióxido de carbono da atmosfera em seus primeiros 20 anos.

Contudo, trazendo o clima para nossas experiências cotidianas e mais palpáveis da vida urbana, observemos as vantagens no microclima proporcionadas por um única árvore. Começando pelo óbvio, as árvores nos fornecem sombra, quem nunca procurou um abrigo do sol nos dias quentes para descansar num banco, ou apenas para esperar o ônibus? Agora, pensando no ar que respiramos, as regiões mais arborizadas sempre apresentam um ar “leve”, mais prazeroso de respirar. Isso porque as árvores apresentam em suas folhas um processo de evapotranspiração, o qual libera água para a atmosfera, mantendo a umidade do ar em seu entorno.

As árvores, mesmo fora das florestas nos auxiliam em diversas formas a manter o clima urbano mais agradável, seja pelo canto de um pássaro que abriga, pela manutenção dos ciclos hídricos ou pelo equilíbrio do clima local e do planeta. Contudo, você não precisa ser nenhum especialista para perceber isso, é intuitivo para nós! Apenas observe e contemple quando estiver próximo de uma árvore. E se quiser contribuir plante uma ou mais árvores, ou ainda, se desejar expandir sua experiência ou de um grupo de pessoas, conte com a Moetá para auxiliá-lo, oferecemos diversão experiências para aumentar a conexão das pessoas com a natureza e seu meio.

Confira nossas propostas no nosso site.

Por Cesar Braga Alves.

Moeta Ambiental